quinta-feira, março 28 2024

A HBO especializou-se nos últimos tempos em produzir séries do pungente gênero True Crime (crime verídico) em sua linha de documentários originais. I’ll Be Gone in the Dark, que estreia neste domingo (28) às 22h, é mais uma de uma série de excelentes exemplares que têm Eu te Amo, Agora Morra, McMillions, Quem Matou Garrett Philips?, Leaving Neverland e, é claro, a inigualável The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst.

I’ll Be Gone in the Dark é baseada no livro homônimo da autora Michelle McNamara, esposa falecida do ator e comediante Patton Oswald. A produção aborda a investigação da autora sobre o “Assassino de Golden State”, responsável por 50 invasões residenciais seguidas de estupros e outros 12 assassinatos entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, na região de Sacramento, capital do estado norte-americano da Califórnia.

A produção, cujo primeiro episódio foi antecipado pela HBO ao Ligado em Série, tem tudo que uma boa série documental criminal tem para oferecer, mas com um toque pessoal, na linha da excelente Don’t Fuck with Cats da Netflix. Isso porque McNamara especializou-se ao longo de sua carreira e antes de sua morte em aprofundar-se na investigação de casos sem resolução por meio de seu blog e podcast True Crime Diary.

Mesclando relatos pessoais da autora com trechos do livro que inspirou a obra, I’ll be Gone in the Dark apresenta para o público um mistério de décadas que ficou enterrado por muito tempo longe dos holofotes, mas que deveria ter tido mais destaque ao lado de outros casos de assassinos seriais como Zodíaco, dado ao seu enorme potencial ofensivo.

O documentário encara a obra de Michelle com seriedade, trazendo ainda entrevistas com vítimas do assassino do Golden State e a revisitação de provas e de uma investigação paralela conduzida em fóruns da Internet por pessoas que recusam a deixar o caso em aberto sem um desfecho real. Foi graças à atenção da autora, aliás, que o caso teve o seu primeiro suspeito recentemente.

A série será exibida todo domingo às 23h na HBO, com episódios disponíveis na HBO GO.