quinta-feira, março 28 2024

A série Arremesso Final (The Last Dance), disponível na Netflix e produzida pela ESPN, é um grande sucesso no Brasil e no mundo. Os últimos números anunciados, no fim de maio, mostraram que quase 24 milhões de pessoas já tinham assistido a produção, que documenta a última temporada daquela que é considerada a maior equipe de basquete de todos os tempos: o Chicago Bulls de Michael Jordan.

Números levantados pelo portal ReviewBox mostram que a quantidade de buscas por Jordan na internet cresceu quase dez vezes no Brasil depois da estreia da série, provando o sucesso da produção. Se você é mais um que assistiu a série e amou, confira a nossa lista de outros ótimos documentários sobre esporte.

Sunderland Até Morrer

A maioria dos documentários esportivos narra histórias de glórias envolvendo grandes equipes. O grande charme dessa série, também disponível na Netflix, é ser exatamente o oposto, pois narra a decadência do Sunderland, equipe de futebol inglesa que já viveu grandes momentos no passado, mas hoje amarga uma péssima fase. A intenção inicial do filme até pode ter sido mostrar uma grande reviravolta depois de um rebaixamento vergonhoso, mas não foi isso o que aconteceu.

Icarus

Icarus foi a primeira produção original Netflix a vencer um Oscar, na categoria de melhor documentário. Esta é outra produção que teve uma grande reviravolta, já que inicialmente a ideia do diretor, um ciclista amador, era testar várias dopagens e analisar seu desempenho nas corridas – e provar que existem brechas nos exames antidoping. Porém, ele acaba se envolvendo com um personagem diretamente ligado ao maior escândalo de doping da história, alterando completamente o rumo da narrativa.

Memórias do Chumbo – Futebol nos tempos do Condor

Para quem ama futebol e política, essa é uma série obrigatória. Produzida pela ESPN Brasil, ela conta em 4 episódios a obscura ligação do futebol com a ditadura em países da América do Sul. Cada episódio é focado em um país: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. A série, produzida por Lúcio de Castro, venceu o prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2013.

Várzea F.C

Longe do glamour e do dinheiro da elite do futebol, Várzea F.C mostra outro lado do esporte, acompanhando personagens que vivem intensamente o futebol de várzea na periferia de São Paulo. A série é uma produção do History Channel Brasil.

A Luta do Século

Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield formam uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro. Os dois boxeadores se encontraram em muitos momentos da carreira e todos eles terminaram em confusão. Neste documentário, vencedor do Festival de Cinema do Rio na categoria, os dois se reencontram para uma última luta, já com mais de 50 anos. Porém, o filme é muito mais que isso, repassando a carreira de ambos e funcionando como um retrato de parte da cultura nordestina.