quarta-feira, março 13 2024

Febre mundial, série é considerada complexa. Saber alguns conceitos de antemão pode tornar a produção mais simples do que parece.

Segundo uma pesquisa do portal 365Dicas, uma das séries de maior sucesso da Netflix é a série Dark. A produção está na boca do povo e aparece em qualquer conversa que seja destinada a séries e filmes mais curiosas da atualidade. Há, no entanto, uma crítica recorrente: Dark é complexa demais e, por vezes, pode aparentar confusa.

Essa fama faz com que se torne pouco convidativo acompanhar 50 minutos e simplesmente não entender o que está se passando na tela. Não à toa, esse é justamente um dos principais motivos para muita gente ter desistido da série.

Mesmo assim, a primeira temporada da produção alemã, lançada em 2017, foi um sucesso. Ela se tornou uma das produções não faladas em inglês mais vistas do serviço de streaming. A trama envolve desaparecimentos de crianças, relações familiares misteriosas, um acidente nuclear, um buraco de minhoca e várias linhas do tempo. Tudo parece confuso, mas o sucesso da série é absoluto.

Para quem não assistiu à primeira e segunda temporada, mas está curioso com o lançamento da terceira que já está disponível na Netflix, um pequeno adiantamento do que você vai encontrar nessa trama pode te ajudar a decifrar alguns mistérios que, por vezes, afastam o espectador dessa série.

Os anos bases

Dark é essencialmente uma série sobre viagem no tempo. A trama se passa na cidade fictícia de Winden, na Alemanha, e acontece de forma não linear, alternando um vai e volta entre 1953, 1986 e 2019. Esse três anos específicos representam dois ciclos de 33 anos. Segundo o personagem Dr. H.G. Tannhaus – que, na série, é autor do livro Viagem Através do Tempo –, esse número se repete de diversas formas na natureza. Por exemplo: o ciclo lunar e o ciclo solar se sincronizam a cada 33 anos.

Dark Season 1

Como a primeira temporada de Dark é de 2017, no início da série parecia que 2019 era o futuro mais distante dentro daquele universo.  De forma absurdamente resumida, o buraco de minhocas é um “túnel” que serve de atalho entre dois lugares e tempos distantes.

O místico na série

No quarto episódio de Dark, somos apresentados ao personagem Noah. Ele é religioso e deseja criar uma máquina do tempo para controlar o que acontece no mundo – e estabilizar as viagens de 33 anos.

Nos anos 1980, ele pediu ajuda de outro personagem, Helge, para construir uma máquina do tempo em um quarto, exatamente em cima da caverna onde fica o buraco de minhoca. Para testar se a viagem no tempo seria possível, Noah conduziu diversos testes com crianças. O mesmo quarto aparece em 1953, em 1986 e em 2019.

Dark

Segundo Noah, essa máquina pode salvar a humanidade. Pouco se sabe sobre a história do personagem, mas a tatuagem de suas costas diz muito: o desenho é uma representação da Tábua de Esmeralda, associada à filosofia oculta do Hermetismo

Hermetismo ou hermeticismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia. A teoria é associada a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, conhecido como “Hermes Três-Vezes-Grande”, uma divindade que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth .

As relações familiares

Na série, todas as crianças que passaram por algum experimento no espaço-tempo acabaram mortas. Até existir, em 2019, Mikkel Nielsen.

Mikkel acaba se perdendo na caverna e entrando no buraco de minhoca, e vai parar em 1986. Sem conseguir voltar, ele é adotado e cresce com o nome de Michael. Anos depois, se casa e tem como filho o protagonista da série, Jonas – o garoto de casaco amarelo que está na capa desta matéria (e que você provavelmente já viu em alguma outra imagem promocional da série). No início da primeira temporada, Jonas está sofrendo pelo suicídio do pai e decide investigar por que Michael tirou a própria vida. É nessa busca que o garoto desvenda a existência do buraco de minhoca.