sexta-feira, março 15 2024

A cena em que Andy Sachs, personagem de Anne Hathaway em O Diabo Veste Prada desfila apressada vestida com looks caríssimos pelas ruas de Nova York, ao som de Vogue da Madonna, tornou-se um clássico instantâneo. Mas este é apenas um pequeno retrato de como moda e cinema sempre formaram um ótimo casamento. 

Essa combinação é tão importante que o Oscar tem inclusive uma categoria dedicada a melhor figurino.

“É claro que a moda vai muito além do figurino, mas ele é muito importante para compor qualquer narrativa. Um bom exemplo recente é do filme O Grande Gatsby, onde as roupas e acessórios são essenciais para retratar todo o fervor e atmosfera dos animados anos 20 em que a película é ambientada”, comenta a personal stylist e consultora do GUIADEBEMESTAR, Anna Liz Melo. 

Para te ajudar a entender ainda mais este universo, confira nossas dicas de filmes e documentários obrigatórios para quem ama moda

1 – O Diabo Veste Prada (2006)

Clássico desde o lançamento, o filme conta a história de Andy (Anne Hathaway), uma jornalista recém-formada que começa a trabalhar como assistente pessoal de Miranda Priestly, a temida editora da revista Runaway. Com looks belíssimos e diversas curiosidades sobre o mundo da moda, o filme tem Meryl Streep em mais uma atuação memorável a até participação especial de Gisele Bündchen. 

2 – Coco Antes de Chanel (2009)

Protagonizado por Audrey Tautou, o filme conta a história da icônica estilista francesa desde a infância pobre dela num orfanato, seu processo de aprendizado, o início de sua carreira como modista antes da glória e seus primeiros sucessos.

3 – Maria Antonieta (2006)

O filme que venceu o oscar de melhor figurino em 2007 gira em torno de Maria Antonieta, interpretada (Kirsten Dunst) que, como parte de um acordo entre Áustria e França, é enviada à corte francesa para se casar com Luís XVI. O longa retrata como a rainha chamava a atenção com suas extravagâncias, incluindo suas roupas e penteados icônicos. 

4 – Yves Saint Laurent (2014)

Mais um filme biográfico, este foca na história de Yves Saint Laurent. Em 1956, com apenas 21 anos, ele é chamado para cuidar do futuro da prestigiosa grife fundada por Christian Dior, que havia falecido. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele conhece Pierre Bergé em um encontro que muda sua vida.  O filme mostra como os amantes e parceiros de trabalhos se juntam para criar a grife que revoluciona o mundo da moda com uma abordagem moderna e iconoclasta.

5 – Savage x Fenty Show (2019)

Um verdadeiro presente para quem é fã de Rihanna e está há anos esperando um novo trabalho da cantora, o “this movie” retrata o processo criativo dela para sua coleção de lingerie de 2019, celebrando todos os sexos e tamanhos; além de apresentar performances de diversos amigos da cantora e artistas da música.

6 – Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Disponível na Netflix, o documentário acompanha a jornada do estilista Jeremy Scott, da infância humilde na zona rural dos EUA a diretor da Moschino.