quarta-feira, março 13 2024

O YouTuber Felipe Castanhari é um dos fenômenos da rede social que estreou sua série original Mundo Mistério hoje na Netflix. Mas mais do que emular o formato consagrado pelo seu bem sucedido canal Nostalgia, que fala de temas variados da história, a produção da Netflix que leva sua assinatura é uma série documental da mais alta qualidade técnica e didática.

A ideia aqui é levar ao espectador uma espécie de “desmistificação” dos mistérios do mundo por meio da ciência, começando pelas lendas envolvendo o temido Triângulo das Bermudas, passando até por um possível apocalipse zumbi e, até mesmo, os preceitos da viagem no tempo.

O formato é dinâmico, mas sem jamais soar acelerado e superficial. Os assuntos são extremamente bem desenvolvidos (fruto de uma intensa pesquisa) e apresentados em um formato fascinante que mescla animações elaboradas, esquetes, experimentos (que me remeteram positivamente aos áureos tempos de O Mudndo de Beakman), imagens de arquivo e até mesmo um “assistente virtual”, o Briggs, dublado pelo magistral Guilherme Briggs.

Mundo Mistério é um programa que já nasce poderoso e com potencial de se tornar um documentário que, ao mesmo tempo, é leve, educativo e informativo na medida certa para cada assunto que aborda, seja A Grande Extinção, Inteligência Artificial e Aquecimento Global e por aí vai.

Esse é um dos maiores acertos da Netflix em seu catálogo nacional, extraindo o melhor do que é oferecido pelo ofício do talentoso e carismático apresentador, e entregando um produto conciso, interessante e, acima de tudo, extremamente relevante. Espero, desde já, muitas temporadas!