quinta-feira, abril 18 2024

Embora algumas pessoas insistam em dizer que maratonar uma série ou mergulhar nos filmes da Netflix seja perda de tempo, essas têm sido alternativas para enfrentar o tédio causado pela pandemia Covid-19.

Mas o que muita gente não sabe é que as produções cinematográficas podem ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida: isso é chamado de filmeterapia. Os filmes podem servir como ferramenta psicológica e inspirar pessoas a resolverem seus conflitos. A identificação com personagens e situações podem ajudar a pessoa a trabalhar medos e dilemas. Profissionais especializados na área da psicologia se unem com diretores de cinema para trazer para tela – e casa das pessoas – esse complemento terapêutico.

Antes de ter sua conta cancelada por inatividade na Netflix, é importante entender os benefícios da filmeterapia e começar a usufruir do bem-estar que um bom filme pode oferecer.

Uma boa produção pode proporcionar relaxamento reduzindo a ansiedade, agir como fonte motivadora por conta das histórias narradas e inspirar na resolução de problemas. Além dos aspectos emocionais, a filmeterapia impacta na saúde física. Quando você assiste a um filme ou série que gosta, a diversão proporcionada reduz seu nível de cortisol, um hormônio responsável pelo estresse. O controle dos níveis de cortisol previne de doenças como Alzheimer.

É claro que, para que o filme ou a série tenha o efeito desejado, cada pessoa precisa optar por produções que lhe interessem e lhe causem boas sensações. Muitas vezes, até mesmo documentários e vídeos no YouTube podem fazer este papel. E as pessoas parecem ter percebido essa alternativa. De acordo com dados do Sweetest Home, site especializado em decoração e artigos para casa, desde Abril, por exemplo, as buscas por vídeos e documentários de DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) mais do que triplicaram na plataforma.

Conheça duas produções – antigas – para começar a praticar a filmeterapia hoje mesmo. E mesmo que você já tenha assistido, que tal dar uma segunda chance observando as valiosas lições que podem influenciar positivamente na sua vida?

  1. Comer, rezar e amar

Estrelado por Julia Roberts, “Comer, rezar e amar” conta a história de Elizabeth Gilbert. Ele é baseado no seu best-seller autobiográfico. Em busca de compreender a si mesma, ela abre mão da sua carreira e casamento e parte sozinha para Itália, Índia e Indonésia. Quer se conhecer melhor? Essa é uma excelente sugestão. Ainda, a produção traz lindas lições sobre autoamor e coragem para enfrentar as mudanças de vida necessárias.

  1. Click

Você pode sim dar boas risadas e ainda ter sua sessão de terapia do seu sofá. Click é uma dessas histórias engraçadas, mas com profunda reflexão sobre a vida. Adam Sandler interpreta Michael Newman e nos faz refletir sobre como usamos nosso tempo. O trabalho é o primeiro e mais importante plano da sua vida? Então esse filme é para você! Com esse filme você vai aprender a importância de ter controle da sua vida e dar atenção para sua família.